Interagir,
observar, manipular, experimentar, questionar e alterar são ações praticadas, o
tempo todo, pelas crianças, desde muito cedo, na relação que estabelecem com a
natureza. Dependendo das vivências que lhe são oportunizadas, relacionam-se de
forma cada vez mais harmoniosa com a natureza, conhecendo-a e respeitando-a.
A
criança precisa ser instigada em sua curiosidade e orientada a conhecer e atuar
melhor no mundo em que habita, vivenciando, experimentando e buscando respostas
para seus questionamentos em relação aos mistérios e fenômenos naturais. Assim, desde pequenos, precisamos
incentivá-los a descobrir e desbravar o mundo à sua volta; a se proteger
cuidando de si, do outro e do planeta; a conhecer e transitar em espaços e
regiões diversas; a compreender a nossa e as demais espécies, animais e
vegetais, bem como os fenômenos físicos e químicos.
Proposta Curricular da Educação Infantil.
As crianças do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti a partir da proposta de trabalho da professora Regente II Márcia Luziana, vivenciou diversas experiências envolvendo um dos elementos de nossa natureza: a água.
O
trabalho foi planejado a partir da Proposta Curricular da Educação Infantil para as turmas do Maternal I e 2º Períodos tendo como principal objetivo:
- Ampliar as possibilidades de ação e compreensão sobre o mundo que a cerca, tendo acesso ao conhecimento sobre o mundo natural, a partir de sua curiosidade e através das brincadeiras e práticas sociais vivenciadas;
Objetivo (s)
|
Materiais e espaço utilizados
|
Desenvolvimento da atividade
|
Produção das crianças
|
. Reconhecer
a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
. Compreender o ciclo da água.
. Conhecer os estados físicos da água.
|
Espaços:
Sala
Refeitório
Área externa
Materiais:
Folha A 4
colorida, cartolina, lápis de cor, tinta, palitos.
Gelo, água, mangueira,
fogão, chaleira, prato.
|
. História: O Mundinho Azul e a Gota de Cristal
.Observação do Ciclo da água.
. Desenho sobre o ciclo da água.
. Experiências sobre o estado físico da Água: sólido,
líquido e gasoso.
. Observação
do Arco- íris, gelo.
. Músicas
.Vídeo que abordam o tema: A turma da Clarinha e o
ciclo da água.
. Paródia: Água
aguinha.
. Relatos sobre a experiência.
. Utilidades da água: produção de suco.
|
. Registro sobre o Ciclo da água, arco- íris.
. Registro sobre a história A Gota Cristal.
. Fotos
|
A partir da proposta de trabalho da professora e das atividades desenvolvidas, as crianças vivenciaram as seguintes experiências:
- Registrar o trabalho realizado;
- Observar fenômenos naturais: arco íris, gelo transformando-se em água, vapor;
- Realizar e vivenciar experimentos e misturas tais como: produção de suco;
- Elaborar perguntas, questões relativas ao mundo físico e natural;
- Assistir a filmes relativos ao mundo físico e natural;
- Compartilhar conhecimentos com colegas;
- Sistematizar os conhecimentos construídos em cartazes, desenhos;
- Sentir-se parte da natureza;
- Registrar suas descobertas e observações por meio de diversas linguagens;
- Observar;
- Comparar;
- Avaliar;
- Questionar;
- Concluir.
Desenhos sobre o Ciclo da água - Turmas do 2º Período
História A Gota de Cristal - Turma da Abelhinha
Maternal I
Utilidades da água: produção de suco
2º Período - Turma da Girafa
2º Período - Turma do Cachorrinho
Vídeo: A turma da Clarinha
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
Estados físicos da água
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
Observação do Arco íris e gelo
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
História: O mundinho Azul e a Gota de Cristal
Turma do Maternal I - Abelhinha
Parabéns à professora Márcia pelo trabalho realizado e às crianças das turmas da Abelhinha, Girafa e Cachorrinho.
* Proposta Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima.